governança
1.1 - Introdução
Um mercado de capitais eficiente é um dos pontos chaves para a expansão de economias sustentáveis e para o desenvolvimento econômico do país, com aumento de investimentos e criação de empregos diretos e indiretos.
Um elemento crucial para aumentar a eficiência econômica do mercado de capitais é a adoção de boas práticas de governança corporativa, conferindo mais transparência e segurança aos investidores.
A estrutura acionária das empresas brasileiras, com a concentração de controle na mão de poucos acionistas, está diretamente relacionada à precariedade ou inexistência de boas práticas de governança corporativa.
No atual momento de concorrência global, com necessidade de modernização constante e conseqüente necessidade de capital, o desenvolvimento dos mercados de capitais através da captação de recursos de investidores é imperativa. Entretanto o investidor está mais maduro e cioso de seu patrimônio, o que eleva o padrão de cobrança por informações precisas e tratamento equânime.
Considerando as empresas que atuam nos segmentos especiais da Bovespa (Nível 1, Nível 2 e Novo Mercado) , tem- se a seguinte questão de pesquisa: As empresas listadas no Novo Mercado proporcionam maior geração de valor para o investidor do que as listadas nos demais segmentos especiais?
1.2 – Objetivos da Pesquisa
1.2.1– Objetivo Final
O objetivo final do presente estudo é verificar se as empresas listadas no nível Novo Mercado de Governança Corporativa da Bovespa proporcionam uma maior geração de valor para seus investidores, comparando o lucro por ação e os dividendos por ação dessas empresas às listadas nos demais segmentos especiais.
1.2.2 – Objetivos Intermediários
Apresentar os fatores motivadores da implementação do Novo Mercado, sob a ótica da Bovespa;
Ressaltar os requisitos necessários para a migração para o Novo Mercado;
Comparar o desempenho do lucro por ação e dos dividendos por ação das empresas dos segmentos especiais da