Governança
Seguem as respostas para as questões discursivas : 1) Poupança - é a parte da renda não consumida, que o poupador troca o poder de consumo imediato pelo consumo futuro e incerto , com a expectativa de que este será melhor que o primeiro.
Investimento – é a utilização dos recursos poupados, próprios ou de terceiros, para ampliar a capacidade produtiva no mercado. 2) Superavitárias – são unidades que possuem recursos em excesso, pois apresentam o desejo de investir inferior à capacidade de poupar.
Deficitárias – são unidades que necessitam de recursos, pois demonstram o desejo de investir superior à capacidade de poupar.
3) Indique a remuneração que as instituições financeiras recebem ao reter o risco.
Recebem um taxa de juros do tomador superior à taxa contratada na captação de recursos . A diferença é chamada de spread, que deverá cobrir os riscos , as despesas e a obtenção do lucro.
4) A lei 6.385 em 1976 enumerou taxativamente como valores mobiliários os seguintes títulos: * Ações, partes beneficiárias, debêntures, cupões desses títulos, bônus de subscrição e certificados de depósito de valores mobiliários, excluindo-se desse conceito os títulos da dívida pública federal, estadual e municipal e os títulos cambiais de responsabilidade de inst. financeiras, exceto debêntures.
5) A critica a ser feita é com relação à interpretação literal do art. 17 que tornaria o amplo o conceito, abrangendo assim as operações de mútuo entre pessoas físicas.
A interpretação adotada pela doutrina e a jurisprudência é de que a atividade de intermediação financeira é considerada essencial p/caracterizar as inst. financeiras. Assim sendo, elas têm por finalidade principal a intermediação financeira entre aqueles que oferecem/recebem dinheiro.
6) A lei 6.385 em 1976 enumerou taxativamente como valores mobiliários os seguintes títulos: * Ações, partes beneficiárias,