Governança
R: Comparando os segmentos de Novo Mercado e Tradicional seguem abaixo as 3 diferenças mais relevantes:
Características das Ações Emitidas: No Novo Mercado só é permitida a emissão de ações ON (Ações Ordinárias com direito a voto) e no segmento Tradicional permite a emissão de ON e PN, conforme legislação vigente. Quando temos somente ações ON, todos com direito a voto, contribui para a equidade das partes, tratamento igual para todos, toda decisão tomada implicará da mesma forma a todos, estes é um dos princípios da boa governança corporativa.
Composição do Conselho de Administração: No Novo Mercado temos que ter no mínimo 5 membros, dos quais pelo menos 20% devem ser independentes com mandato unificado de até 2 anos e no segmento Tradicional a única exigência é de no mínimo 3 membros conforme legislação. É muito importante a composição do Conselho de Administração com membros independentes, evidencia principalmente a transparência, a abertura, exclui quase que totalmente zonas cinzentas que existem dentro empresa, mostram a descentralização e com certeza dá uma maior confiança aos investidores.
Reunião Pública Anual e Calendário de Eventos Corporativos: no Novo Mercado é obrigatório e no segmento Tradicional é facultativo. A realização da reunião anual pública e calendário de eventos corporativos demonstra transparência e passa confiança para os investidores e mercado, diferente de empresas no segmento Tradicional que não são obrigados a realizar e podem gerar certa dúvida e incerteza no investidor e falta de transparência.
As 3 diferenças mais relevantes do Novo Mercado e do mercado