Governança: itil e cobit
* Interfaces entre processos * Sistema das qualidade
2- O COBIT e a governança de TI * O COBIT * Os domínios do COBIT * O resultado do relatório * Aplicação do COBIT na organização
3- Os processos do ITIL
* Estrutura do ITIL * Gerenciamento de serviços * Implementação do ITIL
4- Conclusões
As interfaces ocorrem com dois processos com o objetivo da organização gerir seus processos internos e externos. Com essas interfaces definidas a empresa fica mais claro e consegue almejar seus resultados mais facilmente, através do ganho da rapidez e produtividade.
O sistema de qualidade serve para a melhoria e evolução dos processos. Existem programas que atingem diversos níveis da organização. No mercado estão disponíveis várias metodologias que norteiam o sistema de informação, que prometem revolucionar a relação fornecedor-empresa.
O COBIT serve para pesquisar, desenvolver, publicar, e promover um conjunto atualizado de padrões internacionais de boas práticas. O COBIT padroniza e estabelece métodos documentados, para nortear a área de tecnologia da empresa. O COBIT tem 4 domínios para um modelo de processos de TI. Os domínios são: planejamento e organização; aquisição e implantação; entrega e suporte; monitoração. O relatório serve para indicar o grau de evolução dos processos na organização que é avaliada. A principal vantagem da aplicação do COBIT é a integração da TI aos outros departamentos da empresa. Serve para dar uma maior visibilidade para a área de TI.
O ITIL tem como foco principal, a operação e a gestão da infra-estrutura de tecnologia na organização. O seu princípio básico é a infra-estrutura do TI. O ITIL faz a descrição de um conjunto de recursos do TI, outro princípio é o fornecimento de qualidade de serviços aos clientes de TI com custos justificáveis. O gerenciamento de serviço serve para se certificar que os serviços de TI,