Governança empresarial
O Nível Empresarial define as características gerais do negócio, permitindo uma orientação dos objetivos de negócio. Iremo definir para tal, estrategia e Governança.
1 Estratégia
O termo estratégia, no contexto organizacional, refere-se à estratégia como a arte de utilizar os recursos físicos, financeiros e humanos, visando à minimização dos problemas e a maximização das oportunidades.
A Figura 1 provê uma visão de um procedimento composto por três etapas, recomendado para a formulação da estratégia.
Figura 1: Passos para Planejamento Estratégico
Fonte: Harmon, 2007.
Dentro dos métodos de implantação de estratégias existem três grandes aspectos do planejamento estratégico: identificação de objetivos mensuráveis, definição e comunicação de diretrizes objetivas.
Um desses métodos é o Balanced Scorecard (BSC) que é criado a partir de um mapa estratégico dividido hierarquicamente em quatro perspectivas: finanças, cliente, processos internos, aprendizado e crescimento.
2 Estratégia de TI
A estratégia de TI deve ser definida em relação aos seus domínios internos e externos:
Nos domínios internos, é definido como a infraestrutura de TI, considerando três componentes: Arquitetura de TI, processos de TI e habilidades de TI.
Nos domínios externos, é necessário definir qual a posição que a TI pretende se estabelecer e isso envolvem três decisões: Escopo da Tecnologia da Informação, Sistemática das competências e Governança de TI.
Os domínios internos e externos possuem a mesma importância, mas tradicionalmente o pensamento da estratégia de TI recai sobre o domínio interno.
3 Governança
Para funcionarem, as Organizações precisam de acionistas e de administradores que gerenciem a aplicação dos recursos para atingir os fins da organização, porem existem conflitos de interesses entre administradores e acionistas. O conflito existe porque não se pode esperar que os administradores da organização cuidem do dinheiro com a mesma vigilância