GOVERNANÇA CORPORATIVA E EXCELÊNCIA EMPRESARIAL
1 INTRODUÇÃO .........................................................................................................4
2 DESENVOLVIMENTO .............................................................................................4
2.1 A Governança Corporativa .................................................................................4
3 CONCLUSÃO ..........................................................................................................8
4 REFERÊNCIAS ........................................................................................................9
1 INTRODUÇÃO
Ao longo da disciplina de Governança Corporativa e Excelência Empresarial foram apresentados os princípios básicos da Governança e os Fundamentos da Excelência em Gestão do Programa Nacional da Qualidade.
Explanarei através de um texto de que forma eles se relacionam e como contribuem para o sucesso das organizações, explicitando, ainda, quais diretivas podem ser consideradas comuns a ambos os grupos de práticas empresariais.
2 DESENVOLVIMENTO
O modelo empresarial brasileiro está num momento de mudança. Economias em desenvolvimento, como é o caso do Brasil, precisam estar na vanguarda das práticas de governança, para atrair investidores. De acordo com Lodi (2000), os investidores institucionais dos Estados Unidos estão procurando outros mercados para aplicar seus recursos devido à saturação do mercado doméstico americano. Portanto, países emergentes que desejarem atrair esses recursos devem adotar práticas de Governança Corporativa, alinhando-se com os mais avançados padrões internacionais de gestão.
A boa governança corporativa proporciona aos proprietários (acionistas ou cotistas) a gestão estratégica de sua empresa e a efetiva monitoração da direção executiva. As principais ferramentas que asseguram o controle da propriedade sobre a gestão são o Conselho de Administração, a Auditoria