Governança em Tecnologia
São Paulo
2013
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 3
1 GOVERNANÇA DE T.I 4
1.1 Surgimento 5
1.2 Gestão de T.I. 5
1.3 Áreas de foco da Governança de TI 6
1.4 A quem se destina 7
1.5 Aplicabilidade 7
CONSIDERAÇÕES FINAIS 8
INTRODUÇÃO
Atualmente é impensável o mundo sem tecnologia. Ela está presente em praticamente todas as atividades do ser humano. Nas organizações não é diferente, elas precisam de ferramentas para suportar o negócio, devido ao grande número de informações.
Hoje o mercado e as empresas estão cada vez mais dinâmicos. O acesso às informações é prioridade para o pleno funcionamento de qualquer setor. Desde a criação de um produto ou serviço, passando pela logística dos mesmos até a entrega para o consumidor final, todos os processos envolvidos dependem de uma infraestrutura física e organizacional vindos da Tecnologia da Informação.
Tecnologia da informação é a área responsável por criar, e administrar a gestão da informação utilizando equipamentos para acessar e armazenar dados que auxiliam na tomada de decisão. Ela é importante para a geração de receitas, aumento da participação e da lucratividade do negócio.
.
1 GOVERNANÇA DE T.I
Governança de TI, é o conjunto estruturado de políticas, normas, métodos e procedimentos destinados a permitir à alta administração e aos executivos o planejamento, a direção e o controle da utilização atual e futura de tecnologia da informação, de modo a assegurar, a um nível aceitável de risco, eficiente utilização de recursos, apoio aos processos da organização. Seu objetivo é garantir que o uso da TI agregue valor ao negócio da organização.
Ela também significa controlar, otimizar, mensurar e entregar resultados em um ambiente tecnológico para o cliente, esta é uma definição prática deste termo tão falado hoje em dia. É de responsabilidade dos executivos e da alta direção, consistindo em aspectos de liderança, estrutura organizacional e processos que