etica
Atitutes impensadas ou mal intencionadas de alguns colaboradores nas organizações podem acabar prejudicando além da carreira profissional, a organização em geral. Sendo assim, é importante que os gestores e líderes saibam disseminar a cultura ética em suas ações dentro da empresa, sendo um exemplo de ética e bons costumes para seus funcionários.
Segundo Leisinger e Schimitt (2001), a moral é constituída por valores e Normas. No entanto, com freqüência, as controvérsias éticas se ressentem do fato de parceiros não compartilharem os mesmos valores sobre os quais se fundamentam suas normas morais. O que para um pode representar um valor, pode para o outro ser um desvalor. (1)
No caso da secretária Paula, podemos perceber que talvez para ela, usar o material da empresa e o horário de trabalho para fins pessoais, não seja antiético devido aos motivos pessoais que a levam a tomar tais atitudes, porém, para seus colegas suas ações sejam antiéticas.
Como aponta a pesquisa feita no texto “Valores, Ética e Julgamento Moral: Um Estudo Exploratório em Empresas Familiares” (1) foi constatado que a maioria dos funcionários consideram atitudes antiéticas esbanjar material, ocupar o tempo com atividades que não são da empresa e desviar equipamentos. Na mesma pesquisa, com relação À cultura das empresas, podemos destacar que a maioria dos funcionários, diz ter conhecimento do código de ética da empresa e concordar com os mesmos e que a empresa deixa claro quais são os direitos e deveres a serem praticados, porém, assinalam que quando ocorre uma infração, a punição não é igual para todos os funcionários. O que ilustra a situação de