Governança de tecnologia da informação
Mecanismos:
Ativos Humanos: Pessoas, habilidades, planos de carreira, treinamento, relatórios, competências.
Ativos Financeiros: Dinheiro, investimentos, passivo, fluxo de caixa, contas a receber.
Ativos Físicos: Prédios, equipamentos, manutenção, segurança, utilização.
Ativos de Propriedade Intelectual: Prestação de serviços e processos embutido nas pessoas e nos sistemas da empresa.
Ativos de informação e TI: Dados digitalizados, informações e conhecimentos sobre clientes, desempenho de processos, finanças, sistemas de informação.
Ativos de Relacionamento: Relacionamentos dentro da organização, Endomarketing, Marketing Institucional, fornecedores, unidades de negócios.
2. Como exercício, esboce rapidamente uma lista contendo os nomes das pessoas que são responsáveis pelas decisões na sua organização.
CEO: Ernane de Aguiar Gomes (Superintendente Operacional)
CFOs: Vânia de Sá Mousinho (Diretora Financeira); Eveline Remígio (Diretora Operacional)
CIO: Adriano Masiero (Gestor de TI)
Existem outros COs nas áreas de negócios e corporativa.
3. Qual a porcentagem de administradores em cargo de liderança que sabem descrever qual a Governança de TI da sua empresa?
Dos 27 que possuem cargo de liderança na empresa, somente o da área de TI conseguiria identificar o modelo caso existisse e o único que tem consciência de que se faz necessário um modelo de Governança de Tecnologia da Informação. A organização em que trabalho não tem nenhum modelo definido, as regras são flexíveis e não estruturadas. Ou seja, nenhum deles a não ser a liderança de TI saberia descrever, simplesmente porque não existe um modelo de Governança de TI aplicado e por desconhecerem os arquétipos dos processos decisórios. 4. A sua empresa possui uma Arquitetura de TI?
Sim, possui. Há uma organização lógica dos dados, aplicações e