Governança Corporativa
Governança Corporativa
Governança Corporativa é o conjunto de processos e regulamentos que identifica a maneira de como uma determinada empresa é dirigida (Administrada), onde também se aplica sobre o relacionamento entre os diversos stakeholdres envolvidos e os objetivos pelo qual a empresa se orienta.
Governança corporativa até então visa o aumento de fornecedores de recursos que garantam para si o retorno sobre seu investimento utilizando mecanismo no qual está incluído o Conselho de Administração (BOARD).
Com a evolução e a importância cada vez maior da Governança Corporativa foi surgindo nos países com capitais mais desenvolvidos "Os Códigos de Melhores Praticas". Empresas que optam pela boa praticas de Governança Corporativa adota uma forma de se trabalhar com: transparência, prestação de contas, equidade e responsabilidade Corporativa.
Governança no Brasil
No Brasil em resposta ao movimento pela boa praticas houve a necessidades das empresas modernizarem sua alta gestão, visando tornarem - se mais atraentes para o mercado. Esse fenômeno foi acelerado pela globalização, privatização e desregulamentação da economia, que resultaram num ambiente corporativo mais competitivo.
Lei Sarbenes - Oxley
Lei criada em julho de 2002 pelo Senador Paul Sarbanes e Deputado Michael Oxley tinha como objetivo evitar o esvaziamento dos investimentos financeiros e fuga pelos investidores pela aparente insegurança a respeito da Governança adequada nas empresas.
Ela cria mecanismos de auditoria e segurança confiáveis nas empresas, evitando assim a ocorrências de fraudes e ainda assegura que se caso haja é identificado garantido assim à transparência da empresa.
Sua criação se deu ao fato ocorrido na então empresa (Enron) por fraudes elaboradas que ocasionou a falência, onde com ela também caíram várias famílias que apostaram todo seu investimento na empresa que fraudava seu capital.
Empresa Enron
A