Governança Corporativa
A governança corporativa da Votorantim é exercida por uma estrutura de gestão composta pelo Conselho de Administração da HEJOASSU, holding familiar controladora do Grupo Votorantim, que engloba o Conselho de Família, o Conselho da Votorantim Participações (VPar), Conselhos e Comitês de Supervisão das empresas industriais, e o Instituto Votorantim.
O modelo de governança do Grupo começou a ser implantado em 2001 com o objetivo de assegurar o crescimento e a perenidade dessas empresas, estabelecendo um equilíbrio entre o controle acionário familiar e a base de executivos que lideram os diferentes negócios. Ele é pautado por um conjunto de princípios, iniciativas e estruturas de gestão capaz de conferir visão integrada e grande agilidade na tomada de decisões. Também agrega as melhores práticas de empresas abertas e familiares e privilegia a visão estratégica de longo prazo dos negócios e o interesse coletivo, com foco em resultados e na meritocracia.
Em 2005, este modelo de governança recebeu um importante reconhecimento internacional: o Grupo foi considerado a Melhor Empresa Familiar do Mundo pelo instituto suíço IMD Business School e pelo Lombard Odier Darier Hentsch Bank. O prêmio conta com a participação de empresas do mundo todo.
Em 2013 houve a evolução desta governança corporativa, onde existiu a preparação da Organização para ser conduzida pela próxima geração de acionistas, no longo prazo, e de apoiar a viabilização de novas oportunidades de crescimento. Foram criados Conselhos e Comitês de Supervisão em todas as empresas industriais do portfólio. Os Conselhos e Comitês são formados por conselheiros VPar, executivos da Votorantim Industrial e representantes independentes em alguns Conselhos.
Este novo modelo descentralizado permite maior aprofundamento das discussões em cada empresa, bem como agilidade na tomada de decisões. As melhores práticas de gestão construídas ao longo da história do Grupo estão