Governança corporativa
As principais características da boa governança.
1) Participação, significa que homens e mulheres devam participar sem distinção, igualmente nas atividades implícita na existência de liberdade de expressão como uma sociedade civil organizada.
2) Estudo de direitos: A boa governança requer uma estrutura legal justa para todos ex – direito igual para todos, um chefe e o funcionário devem chegar na empresa no mesmo horário, ninguém e melhor que ninguém.
3) Transparência: Mais do que obrigação de informar, a administração deve cultivar o “ desejo de informar” sabendo que da boa comunicação interna e externa, espontânea, franca e rápida, resulta em clima de segurança , tanto internamente quanto nas relações da empresa com terceiros( visão)
4) Reponsabilidade – As instituições é a forma como procedem são desenhadas para servir os membros da sociedade como um todo e não apenas pessoas privilegiadas .
5) Decisões orientais para um consenso, sobre diferentes grupos da sociedade necessitam medir seus interesses. O Objetivo de boa governança busca o consumo da relação.
6) Efetividade e Eficiência, Deve garantir que os processos e instituições devem produzir resultado que vão de encontro com a demanda da sociedade.
7)Igualdade e exclusividade: A boa governança deve assegurar que todos os membros da sociedade sintam que façam parte dela.
8) Suporte auditoria fiscalizadora: As instituições do setor privado e as governamentais deveriam ser fiscalizadas pelas pessoas da sociedade e por seus auditorias.
Lei Sarbanes Osley(sox)- é uma lei que criou um organismo regulador das empresas de auditoria que determinou penas e responsabilidades para os executivos , na ênfase de recupera a segurança no mercado de capitais, empresas condenadas por SOX,