Governança Corporativa
Ciências Contábeis
Governança Corporativa
ESTRUTURA DE GOVERNAÇA EM EMPRESA DE CAPITAL ABERTO:
ETERNIT S.A
Belo Horizonte
2014
1. INTRODUÇAÕ
Para este trabalho, foi escolhida a organização ETERNIT S.A, de capital aberto para responder as questões sugeridas pelo professor Daniel Pardin.
Os dados foram coletados no site da BM & FBOVESPA, ETERNIT S.A.
1.1 Conceitos e definições
Companhia de capital aberto é aquela que está autorizada a ter valores mobiliários negociados publicamente no mercado, através de registro apropriado junto à comissão de valores mobiliários (CVM).
A CVM é uma autarquia federal, vinculada ao Ministério da Fazenda. Tem como atribuições a regulamentação, desenvolvimento, controle e fiscalização do mercado de valores mobiliários no país.
Os valores mobiliários são títulos como ações, debêntures, notas promissórias, certificados de recebíveis imobiliários, quotas de fundos de investimento em direitos creditórios destinados à captação de recursos, emitidos pelas sociedades anônimas (S.A.).
___________________________________________
ANDIMA & ABRASCA. Abertura de capital e emissão de debêntures. RJ, SP. 2008.
2. SOLUÇÕES DAS QUESTÕES SUGERIDAS
2.1 – Dados estruturais
A empresa ETERNIT S.A, é uma companhia de capital aberto, sem controlador, registrada no segmento especial do mercado de ações da bolsa de valores, mercadorias e futuros S.A. – BM & FBOVESPA, denominado Novo Mercado, sob o código de negociação ETER3.
Sua sede se localiza no estado de São Paulo, na cidade de São Paulo, rua Dr. Fernandes Coelho, n 85, 8 andar. Constituída em 30 de janeiro de 1940.
A Companhia (ETERNIT) e suas controladas (“Grupo”) têm como principal objeto social a industrialização e a comercialização de produtos de fibrocimento, cimento, concreto, gesso e produtos de matéria plástica, bem como outros materiais de construção e respectivos acessórios.