governança corporativa
Governança Corporativa é ainda, considerada uma matéria nova no meio acadêmico. Governança corporativa trata de diferentes abordagens tais como: estratégia, societária, jurídica, financeira, ética, social, ambiental, dentre outras.
O IBGC- Instituto Brasileiro de Governança Corporativa define que Governança Corporativa é “o sistema pelo qual as sociedades são dirigidas e monitoradas envolvendo os relacionamentos entre acionistas, diretores, auditoria independente e conselho fiscal”.
Quando uma empresa adentra ao Novo Mercado ou a um dos níveis de Governança Corporativa, significa que aderiu a um exigente conjunto de regras societárias, conhecidas como “práticas diferenciadas de governança corporativa”, para a Bovespa práticas diferenciadas de governança corporativa formam “um conjunto de normas de conduta para empresas, administradores e controladores, consideradas importantes para a valorização das ações e outros ativos emitidos pelas companhias”. As empresas ao aderir essas práticas, deverão ampliar os direitos dos acionistas e divulgar suas informações de maneira sistemática e mais transparente à sociedade como um todo, em retorno terá a valorização e a liquidez das ações.
A Bovespa instituiu o nível 1 e o nível 2, distinguindo as empresas de acordo com o grau de compromisso assumido com a prática de boa governança. O nível 1 as empresas se comprometem principalmente, com melhorias na prestação de informações ao mercado e com a dispersão acionária, o nível 2 além de aceitação das obrigações contidas no nível 1, a empresa e seus controladores adotam um conjunto bem mais amplo de práticas de governança e de direitos adicionais para os acionistas minoritários.
O IGC- Índice de Governança Corporativa tem objetivo medir o comportamento de uma carteira teórica composta por ações de empresas que revelem a prática de governança diferenciada, as quais são integrante do Novo Mercado ou classificados nos níveis 1 ou 2 da Bovespa. O Índice BM&