Governança corporativa
1 Introdução
O cenário econômico atual, cada vez mais competitivo e inconstante está dificultando a independência de organizações amadoras. Não se admite mais falhas, não há tempo para corrigir, dar a volta por cima e se manter com a mesma credibilidade. Portanto torna-se fundamental que as empresas adotem boas práticas de gestão com foco na Governança Corporativa. Não basta apenas seguir as normas e regulamentos descritos no Código das Melhores Práticas de Governança Corporativa, é preciso disseminar este código entre todos os departamentos da empresa, cada um tem a sua responsabilidade e participação no processo, transparência em todas as atividades, ética e moral nas atitudes profissionais e também pessoais que possam envolver no trabalho, prestação de contas, responsabilidade corporativa, estes são alguns dos pilares que irão sustentar a boa gestão e sucesso da organização.
2 Tarefa
Este desafio de aprendizagem consiste em apresentar um projeto para formação de um comitê de recursos humanos de uma empresa.
2.1 Objetivo
O principal objetivo de um comitê de Recursos Humanos é promover estudos e debates com foco em criar as melhores práticas de gestão e governança corporativa para a organização, buscando sempre tirar o máximo de rendimento dos colaboradores, valorizando as qualidades e habilidades de cada um para a área que se identifica, ou seja, usar a ferramenta certa para cada operação, e com isso atender os requisitos básicos de uma gestão responsável focando o desenvolvimento de pessoas.
2.2 Estrutura
Este comitê será formado pelos gestores dos departamentos da empresa, estes integrantes não fazem parte do conselho organizacional: - Gestor de Recursos Humanos; - Gerente Comercial; - Gerente de Controladoria; - Gerente de Produção; - Diretor de Operações.
2.3 Responsabilidades
Cada integrante do comitê terá como responsabilidade medir o