Governança Corporativa
A visão moderna de governança corporativa aponta para acordos contratuais formais e informais entre os chamados stakeholders. A boa Governança Corporativa traz um crescente os consumidores têm preferido produtos éticos, de empresas idôneas que dão valor a questões sociais, ecológicas e como os Sindicatos atuam nesta nova administração.
2. GOVERNANÇA CORPORATIVA
Governança corporativa é o ligado de métodos, atitudes, políticas, leis e instituições que afetam o modo como uma empresa é conduzida. Uma das preocupações da governança corporativa é lidar com o gerenciamento das relações entre os vários envolvidos internamente à organização. Nas organizações atualizadas, os principais grupos de partes interessadas externas são os acionistas, os credores, o comércio, fornecedores, clientes e comunidades afetadas pelas atividades da corporação, já as partes interessadas internamente são formadas pelo conselho de administração, executivos e demais empregados.
A adequada Governança Corporativa contribui para um desenvolvimento econômico sustentável, proporcionando melhorias no desempenho das empresas. Por estes motivos, torna-se tão importante ter conselheiros qualificados e sistemas de Governança Corporativa de qualidade, evitando-se assim diversos fracassos empresariais como abusos de poder, erros e fraudes.
A Governança Corporativa ainda sofre uma resistência por alguns acionistas e donos de empresas pelo fato de não acreditar que as decisões do comitê da Governança possam vir a melhorar, pessoas querem controlar a minha empresa, mas nada como os que vivem o dia a dia da empresa para melhorar o processo e os produtos sejam para melhor atender os clientes sejam eles internos ou externos.
3. A VOZ DOS TRABALHADORES A necessidade de uma plataforma sindical para a governança corporativa, quando convenientemente regulada e governada, a empresa é uma instituição eficaz para a geração de riqueza. A governança corporativa é importante para os trabalhadores