Governantes
Sumário
Rodrigues Alves (1918) ....................................... 2
Delfim Moreira (1918-1919) ............................... 2
Epitácio Pessoa (1919-1922) .............................. 4
Artur Bernardes (1922) ....................................... 5
Rodrigues Alves (1918) Rodrigues Alves foi eleito pela segunda vez em 1918, mas nem chegou a governar pois morreu de gripe espanhola, epidemia da época, em 1919.
Delfim Moreira (1918-1919) Após sua morte, seu vice Delfim Moreira, governou apenas provisoriamente, pois existia uma lei que dizia que o vice não assumiria permanentemente se o presidente atual não permanecesse no cargo por mais da metade de seu mandato. Seu governo provisório durou apenas oito meses e ficou conhecido como “Regência Republicana”, pois foi um período com vários problemas sociais, especialmente um grande número de greves gerais. A convocação de novas eleições gerou uma crise política em torno da sucessão presidencial. A eleição ficou dividida pelas candidaturas de Rui Barbosa e do Epitácio Pessoa (representa dos cafeicultores). O resultado eleitoral foi favorável à política do café com leite, com a vitória de Epitácio Pessoa.
Fffff
Quando eleito, Epitácio Pessoa estava na cidade de Versalhes chefiando a delegação brasileira na conferencia de Paz. Esse tratado tinha 440 artigos e dois deles eram referentes ao Brasil: Primeiro: a Alemanha se via obrigada a pagar 1850000 sacas de café correspondentes as sacas que eles haviam destruído nos ataques a navios mercantes brasileiros. Segundo: fffffffff Seu governo foi um dos mais conturbados da República Velha. Foi marcado por inúmeras agitações sociais, principalmente na área trabalhista, por rebeliões militares e pelo aprofundamento das divisões políticas entre as oligarquias dominantes. Essas crises de origem política e social