Governanca Corporativa
Cambio é uma taxa expressa em unidades de uma moeda em relação a unidade de outra moeda.
Se a quantidade de unidades de determinadas moedas necessárias para se adquirir uma outra moeda aumentar, dizemos que essa moeda desvalorizou ou se depreciou em relação a outra; caso essa quantidade reduza, dizemos que a moeda apreciou, ou seja, valorizou em relação a outra.
MERCADO DE CAMBIO
O mercado de cambio é o ambiente onde se realizam as operações de troca de moedas entre os agentes autorizados pelo Banco Central e entre seus clientes, diretamente por meio de seus correspondentes.
DETERMINANTES DA TAXA DE CAMBIO
A variação da taxa de cambio pode ser influenciada por fatores domésticos, como a posição das reservas cambiais, a situação do balanço de pagamentos, a condução da política econômica etc.
Fatores externos também podem interferir na taxa de cambio, como a evolução das taxas de juro internacionais, pois podem determinar o fluxo de moeda dos investidores.
CONTRATO DE CAMBIO
O Contrato de cambio é o documento que formaliza a operação de compra ou venda de moeda estrangeira. Nele são estabelecidas as características e as condições sob as quais se realiza operação de cambio. Nele constam informações relativas a moeda estrangeira de um cliente que esta comprando ou vendendo, a taxa contratada, o valor correspondente em moeda nacional e os nomes do comprador e vendedor. Os contratos de cambio devem ser registrados no Sistema Integrado de Registro de Operações de Cambio (Sistema Cambio) pelo agente autorizado a operar no mercado cambial.
PAPEL DO BANCO CENTRAL NO MERCADO CAMBIAL
O Banco Central executa a política cambial definida pelo conselho Monetário Nacional. Para isso, regulamenta o mercado de cambio e autoriza as instituições que nele operam. Também compete ao Banco Central fiscalizar o referido mercado, podendo punir dirigentes e instituições mediante multas, suspensões e outras sanções previstas em lei.