gotico
O GÓTICO TARDIO, EMBORA FAÇA PARTA DO ESTILO GÓTICO EM VIRTUDE DO USO PREDOMINANTE DO ARCO OGIVAL É ESSENCIALMENTE DIFERENTE DO GÓTICO CLÁSSICO DAS GRANDES CATEDRAIS FRANCESAS COMO AS DE PARIS, REIMS E AMIENS E TAMBEM SE DIFERENCIA DAS INGLESAS.
O PROCESSO DO GÓTICO AO GÓTICO TARDIO É COMPLEXO, TAO COMPLEXO QUE É MAIS FACIL ABORDA-LO ATRAVÉS DAS MUDANÇAS NA DECORAÇÃO DO QUE NAS MODIFICAÇÕES ESPACIAIS. NOS FUSTES E NOS CAPITÉIS DA GALERIA, NAS VIGOROSAS MOLDURAS DAS ARCADAS E NO RENDILHO DA GALERIA!
ENQUANTO NA FRANÇA O RESULTADO DESSE MOVIMENTO É NO CONJUNTO, ESTÉRIL E VOLTADO PARA O PASSADO, A INGLATERRA CONTINUARÁ INVENTANDO FORMAS ORIGINAIS, RECUSANDO-SE A OUVIR A AUTORIDADE DO PASSADO. OCCAM HAVIA ESCRITO “NÃO ME PREOCUPO COMO QUE ARISTÓTELES POSSA TER PENSADO A RESPEITO DISSO”.
DELEITE MAIS COM O DECORATIVO DO QUE COM O ESTRITAMENTE ARQUITETURAL.
ONDE ANTES HAVIA EXCLUSIVAMENTE CÍRCULOS COM TRIFÓLIOS OU QUADRIFÓLIOS INSCRITOS, VÊEM-SE AGORA TRIFÓLIOS PONTUDOS, ARCOS OGIVAIS OU DE CURVA DUPLA, FORMAS SEMELHANTES A ADAGA E TODO TIPO DE SISTEMA RETICULADO.
BRISTOL – DISTINGUI-SE DE TODAS AS CATEDRAIS INGLESAS DO PERÍODO ANTERIOR EM QUATRO ASPECTOS SIGNIFICATIVOS. É UMA IGREJA-SALÃO COM NAVES LATERAIS E NÃO UMA BASÍLICA – O QUE SIGNIFICA QUE AS NAVES LATERAIS SÃO DA MESMA ALTURA DA NAVE CENTAL E QUE NÃO HÁ CLERESTÓRIO.
A CRIAÇÃO DE UM ESPAÇO UNIFICADO, COM PILARES INSERIDOS, EM VEZ DO PRINCÍPIO GÓTICO CLÁSSICO DA DISPOSIÇÃO NAVE PRINCIPAL – NAVES LATERAIS.
EM BRSTOL NOSSOS OLHOS SÃO CONSTANTEMENTES ATRAÍDOS PARA PERSPECTIVAS FUGIDIAS E OBLÍQUAS PARA CIMA E PARA OS LADOS AO CONTRÁRIO DO GÓTICO CLÁSSICO EM QUE O INTERIOR É FEITO APENAS PARA ATRAIR A ATENÇÃO EM DUAS DIREÇÕES APENAS.
AS NERVURAS DO GÓTICO CLÁSSICO ATÊM-SE ESTRITAMENTE AO NÍVEL ESPACIAL QUE LHES É DESIGNADO, E NÃO SE AVENTURAM A INVADIR OUTROS.
TUDO O QUE SE VÊ É UM MOVIMENTO DE ONDULAÇÃO DE LUZES E SOMBRAS, ROÇANDO SUPERFÍCIES CHEIAS DE