Google G+1
Resumo: Este artigo tem como objetivo principal apresentar a plataforma colaborativa Google Plus +1, como elemento estratégico colaborativo na construção do conhecimento, além de identificar que está proposta educativa pode contribuir para o desenvolvido lógico e cognitivo do aprendiz, promovendo , a aprendizagem significativa e colaborativa. Destacamos ainda que os resultados obtidos através deste estudo oferecem para a Educação e seus profissionais a condição de inovar suas práticas educativas, de modo que o ambiente escolar e o método de ensino sejam favorecidos por agregar em sua interface atributos de colaboração que estimulam a uma variedade de estratégias de aprendizagem.
Palavras –chaves: Google Plus +1, Plataforma de colaboração, ensino-aprendizagem, Educação
1- INTRODUÇÃO
As plataformas de colaboração no contexto atual tem desempenhado papel decisivo na formação dos alunos das últimas gerações, tendo em vista que cada vez mais suas funcionalidades e dispositivos se aproximam das características educacionais que refletem as hábitos cotidianos dos usuários, por oferecerem instrumentos de interação, colaboração e autonomia na construção da aprendizagem. Portanto, os Parâmetros Curriculares Nacionais. (PCN) recomendam o aprendizado com jogos, porque neles as crianças não apenas vivenciam situações que se repetem, mas aprendem a lidar com símbolos e a pensar por analogia (jogos simbólicos): os significados das coisas passam a ser imaginados por elas. Ao criarem essas analogias, tornam-se produtoras de linguagens, criadoras de convenções, capacitando-se para se submeterem a regras e dar explicações. (MEC, 2007).
Diante dos novos conceitos que a educação tem atribuído para seu contexto educativo, apresentaremos a plataforma colaborativa Google Plus +11, que está estruturada com ícones otimizados que podem ser configurado para o modelo educacional, além