Google maps e a teoria sociocultural
INSTITUTO UFC VIRTUAL
BACHARELADO EM SISTEMAS E MÍDIAS DIGITAIS
ANNY LYARA VIDAL SILVA COSTA
IVANDA MELO GOMES
LÍGIA DE MOURA MIRANDA
THAYANA BARBOSA ARARIPE MAGALHÃES
A TEORIA SOCIOCULTURAL APLICADA AO GOOGLE MAPS
FORTALEZA – CE
2013
DESCRIÇÃO DO PROJETO
O projeto consiste na utilização de ferramentas online com o objetivo de reforçar as práticas colaborativas em sala de aula e melhorar os processos de aprendizagem na escola.
O foco principal é a criação de mapas colaborativos utilizando a ferramenta
Google Maps de forma interdisciplinar. No projeto da professora Karla Nascimento os participantes pesquisaram diversos aspectos do distrito de Ponta da Serra, localizado no município de Crato no estado do Ceará, e fizeram o mapeamento dessa área baseado nos resultados da pesquisa.
O mapeamento foi feito com base na classificação das árvores identificadas na área pesquisada. Os estudantes fizeram coletas de informação através de fotos, vídeos e texto. Essas informações foram posteriormente utilizadas para a descrição e detalhamento das áreas mapeadas. Além da classificação de plantas também foi feita a identificação de áreas devastadas na região de Ponta da Serra e essa identificação foi devidamente pontuada com linhas e formas geométricas.
Toda essa marcação foi possibilitada pelas inúmeras funções do Google Maps, que dispõe de mecanismos que permitem uma personalização dos conteúdos, seja em termos de elaboração de formas visuais ou no sentido da possibilidade de inserção de elementos como textos, vídeos, sons e fotografias.
Quanto ao processo de colaboração, a ferramenta permite que qualquer pessoa com acesso ao mapa, seja o autor ou membros convidados por ele, possam construir ou editar o mesmo, personalizando e divulgando seu conteúdo na internet, transformando-se em agente ativo do processo, como um produtor de informação.
CLASSIFICAÇÃO DO PROJETO E PROCESSO DE COGNIÇÃO
A teoria