Os direitos masculinos sobre o aborto
Como a legislação protegeria os direitos paternos em caso de aborto?
Henrique Magalhães Gonçalves* Matheus Nascimento Gomes* Melissa Caldeira Araújo*
RESUMO:
Quando se trata do aborto, normalmente só se pensa na situação da mãe, que é naturalmente encarregada de proteger e carregar dentro do próprio corpo o feto em formação durante aproximadamente nove meses. Porém, as pessoas se esquecem do papel do pai, que também participou efetivamente para a formação dessa nova vida, logo, ele também deve ter direito sobre a decisão de abortar ou não, caso esse procedimento seja legalizado um dia.
PALAVRAS-CHAVE: Aborto, Feto, Direito, Legalização
ABSTRACT:
When it comes to abortion, we usually only think about the situation of the mother, who is naturally responsible for protecting and carrying in your own body the developing fetus for approximately nine months. But people forget the role of the father, who also participated effectively in the formation of this new life, so he should be entitled to the decision to abort or not too, if this procedure is legalized one day.
KEYWORDS: Abortion, Fetus, Rights, Legalization
No presente estudo, levantamos o problema do aborto no Brasil, principalmente quanto à população jovem e adolescente. A importância de se analisar essa questão hodiernamente advém da polêmica gerada em torno do assunto, visto que há diversas opiniões diferentes em relação ao aborto. Existem aquelas pessoas que são contra e a favor da legalização deste processo; se a lei deveria proteger mais os direitos paternos, já que os homens muitas vezes são impedidos de decidir também o futuro do próprio filho quando a mulher quer interromper a gravidez; e os que são a favor dos direitos da mulher sobre o próprio corpo. Para obter as informações e dados aqui discutidos se recorreu à metodologia de pesquisa monográfica, para análise sob a égide dos