Goni Metro
O instrumento estudado, utilizado para medir ângulos chama-se goniômetro. Para medir ângulos, precisa-se conhecer o sistema de contagem sexagesimal. Este sistema divide uma circunferência em 360 graus. O grau, por sua vez, é dividido em minutos e segundos. Portanto, a unidade de ângulo é o grau. O grau divide-se em 60 minutos e o minuto divide-se em 60 segundos. Os símbolos utilizados são: Grau (º), minuto (’), segundo (”).
O Goniômetro é um instrumento que faz medidas angulares com precisão e têm grande uso na indústria mecânica, medindo diferentes tipos de objetos, como peças de máquinas.
A partir dos dados calculados obteve- se os valores aproximados da peça triangular. Utilizando- se de conceitos matemáticos observa- se uma pequena diferença aceitável entre a soma dos ângulos calculados e o resultado esperado quando comparado com a literatura (180º exatos).
Erros nos valores calculados devem- se a erros de manuseio da ferramenta, tais como paralaxe, inexperiência do experimentador; falhas ou desgaste no objeto; defeitos na fabricação, entre outros.
A ferramenta em questão é muito utilizada em indústrias, que fabricam ferramentas, por exemplo, em oficinas mecânicas, na afiação de brocas, fresas etc..
E por incrível que pareça é utilizado até na medicina, no acompanhamento da recuperação de pacientes que sofrem fraturas.
Características do Goniômetro.
O disco graduado possui quatro divisões de 0° a 90°. Para a leitura do nônio, utiliza- se 5’ para cada traço, dessa forma, se é o segundo traço do nônio que coincide com um traço na escala fixa, adiciona- se 10’ aos graus lidos na escala fixa, se é o terceiro adiciona- se 15’, se é o quarto adiciona- se 20’, e assim por diante.
2.2 Cálculos da resolução.
A resolução do nônio é dada pela fórmula geral, a mesma utilizada em outros instrumentos de medida com nônio, ou seja: Divide-se a menor divisão do disco graduado pelo número de divisões do nônio.
Ou seja:
2.3 Leituras do goniômetro.
Os graus