Mina da Passagem
Maior Mina de Ouro aberta a visitação do mundo, a Mina da Passagem guarda segredos e mistérios que encantam a todos. A descida para as galerias subterrâneas se faz de modo incomum, através de um trolley, que chega a 315m de extensão e 120m de profundidade, onde se vê um maravilhoso lago natural. O cenário do interior da mina impressiona a todos. A temperatura é estável o ano todo, entre 17 a 20 graus Celsius. Desde a sua fundação no início do século XVIII, foram retiradas aproximadamente 35 tonelada Mina da Passagem, uma antiga mina de ouro que fica a 5 km do centro da histórica cidade de Mariana, é hoje a maior mina de ouro aberta à visitação do mundo. Ela esconde segredos e mistérios que encantam a todos.
Tida como a maior mina de ouro existente na região, começou a ser explorada em 1819 e ainda abriga parte do maquinário utilizado desde a época do começo de suas operações. Durante os anos de exploração da mina, foram extraídas do local aproximadamente 35 t de ouro por ingleses e portugueses. Ela é ponto obrigatório para os visitantes de Mariana.
A descoberta de ouro na Mina da Passagem se deu por volta de 1719. No início, a mineração era feita com mão-de-obra escrava e no século XIX se tornou mecanizada.
No interior da mina a temperatura oscila entre 17º C a 20º C em qualquer época do ano. Possui amplos salões, com cerca de 30 km de túneis e lagos subterrâneos de águas cristalinas, onde é praticado o mergulho.
Um pequeno trolley (espécie de vagão com bancos), usado pelos mineiros na época da exploração do ouro, leva o turista a mais de 120m de profundidade, o equivalente a um prédio de 30 andares.
Visitar a mina é como viajar na história do Brasil, vivenciando a saga dos mineradores na perigosa missão de procurar ouro.
O fim da exploração de ouro foi em 1984. Aí surgiu outro tipo de exploração: o turismo. No ano de 1999, a mina foi aberta à visitação de mergulhadores e desde então é o ponto mais visitado para mergulhadores