GOMES, Nilma Lino. Alguns Termos e Conceitos Presentes no Debate sobre Relações Raciais no Brasil: Uma Breve Discussão.
GOMES, Nilma Lino. Alguns Termos e Conceitos Presentes no Debate sobre Relações Raciais no Brasil: Uma Breve Discussão.
JOSIANE DA SILVA RAMOS
No texto apresenta a autora faz uma explanação sobre alguns conceitos e termos referentes às relações raciais no Brasil, nomenclaturas estas que divergem de intelectual para intelectual a depender de suas convicções e áreas de conhecimento.
Como ponto de partida, Gomes destaca a importância do Movimento Negro para a questão social e racial na sociedade brasileira, o qual vem redimensionando e (re)significando o papel do Negro no contexto sociocultural do país.
Antes de avançar na discussão, a autora esclarece que “negras são denominadas aqui as pessoas classificadas como pretas e pardas nos censos demográficos realizados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas, IBGE. (GOMES, p 39).
A seguir o texto apresenta os conceitos mais usados nas discussões sobre a questão racial brasileira. Para começar, a autora trata do termo Identidade e ressalta algumas personalidades que se são referências nesta temática, como Kabengele Munanga e Silvia Novaes. Para o primeiro, a identidade funciona como características inerentes de determinado grupo como forma de defesa e autodefinição. Para Novaes, é um conceito vital e que reflete toda história ideológica de determinado povo.
Outro conceito apresentado é a Identidade Negra, a qual ,segundo a autora, se trata de um processo de construção social, ideológica, cultural e diversificada sobre a relação de pertencimento de grupo e suas relações consigo mesmo e com o outro. Gomes salienta também a dificuldade de se construir uma identidade negra positiva em uma sociedade que discrimina e inferioriza o outro em virtude da sua cor de pele.
Já o conceito de Raça, de acordo com autora, precisa ser pensado em sua vasta complexidade e não apenas como segregação entre os diversos povos por suas inúmeras diferenças. Neste contexto, Gomes nos chama