Eixo 10 Espa os com alto consumo de energia e espa o sustent vel
Os países desenvolvidos, pois o seu elevado índice de consumo e nível de produção industrial exige mais energia. Ainda são os EUA, a Rússia e Japão, mas previsões dizem que em 2010 a China será o maior consumidor. O Brasil ocupa a décima colocação, segundo algumas agências de notícia.
1 Estados Unidos
2 Rússia
3 Japão
4 China
5 Canadá
6 Alemanha
7 França
8 Grã-Bretanha
9 Itália
10 Brasil
E se o mundo consumisse como os EUA?
Com a tecnologia de hoje, um "mundo EUA" seria impossível.
Não daria nem para o começo: precisaríamos de 4,5 Terras para que o mundo não entrasse em colapso. Como só temos esta aqui, complica. Imagine: nos EUA existe praticamente um carro para cada adulto. São 231 milhões de veículos, ou 76 carros para cada 100 habitantes. O planeta todo tem 850 milhões de carros. Se tivesse a proporção dos EUA, seriam 5,12 bilhões, acompanhados da conta em aço, petróleo, eletricidade e tudo o mais que seria necessário para produzi-los. Um planeta assim consumiria todo o petróleo que pode haver no nosso pré-sal (150 bilhões de barris) em menos de um ano.
E para alimentar os 6,7 bilhões de bocas do mundo com a mesma quantidade de carboidratos e proteína que os 307 milhões de americanos consomem? Dureza: faltaria solo no mundo. Uma alternativa seria turbinar a irrigação. Mas aí a água, que já está em falta, não daria conta: para fazer a carne de um hambúrguer, por exemplo, vão 11 mil litros d´água (contando o que o boi bebe e o que vai no cultivo de ração). O jeito seria dessalinizar água do mar. Mas fazer isso consome mais energia do que temos como produzir de forma sustentável hoje. Quer dizer: ou temos uma revolução tecnológica ou esqueça.
Derretimento global
Se o mundo não reduzir pela metade as emissões até 2050, estima-se, haverá um aumento de até 7 °C na temperatura média do planeta, com consequências catastróficas. No nosso “mundo EUA”, em vez de reduzir em 50%, as emissões totais saltariam