Golpe militar
Trabalho da Classe
Café Filosófico
Relacionamos abaixo, as principais teses defendidas pelos filósofos escolhidos pelo grupo, no que entendemos referirem sobre Ética, Cidadania e Democracia:
Sócrates
Nascido em Atenas, provavelmente no ano de 470 a.C.,Sócrates tornou-se um dos principais pensadores da Grécia Antiga. Podemos afirmar que Sócrates fundou o que conhecemos hoje por filosofia ocidental, sendo que seus primeiros estudos e pensamentos, discorreram sobre a essência da natureza humana. Por sua alta popularidade e defesa de algumas ideias contrárias as da aristocracia grega, Sócrates foi preso e acusado de subverter a ordem social, assim como corromper a juventude e provocar mudanças na religião grega, sendo condenado a beber cicuta (veneno extraído de uma planta com o mesmo nome), falecendo em 399 a.C. O objetivo de Sócrates era educar o homem por meio do contínuo exercício da busca do Bem, que na cidade não podia ser outro, senão o Bem coletivo, a justiça. Através das mudanças políticas, sociais e culturais do século V a.C. na Grécia, e com os valores da democracia, começou-se a levantar uma questão que, para os cidadãos gregos da época, era fundamental: se a virtude poderia ser aprendida como se aprendia a matemática.
Esse questionamento, em consonância com o mundo dos sofistas, que ensinavam com retórica a persuadir e a convencer os outros, moldou em Sócrates uma nova moral. Essa moral, independente da tradição, se construirá em função de duas qualidades humanas: a solidariedade e, principalmente, a racionalidade.
A inteligência, o bom senso e a harmonia dos desejos são as bases dessa “sabedoria ética” baseada na experiência concreta dos homens. Por isso, uma virtude que tem como fundamento a racionalidade pode, em consequência, ser ensinada.
“É melhor fazer pouco e bem, do que muito e mal” “Conhece-te a ti mesmo e conhecerás o Universo de Deus”