golpe de estado
O partido político surge no Brasil durante o Império. Entretanto, liberais e democratas estavam interessados no poder e, assim que um grupo assumia, muitos ficavam ao seu lado, e assim por diante; ou seja, nem todos eram 100% liberais ou 100% democratas. Já no período da Republica, fortaleceram – se as oligarquias estaduais, e os partidos políticos enfrentaram momentos em que foram plenamente aceitos e momentos em que foram praticamente extintos.
Os partidos políticos são uma importante ferramenta da democracia e mesmo dos regimes autoritaristas, onde impera o partido único. A maneira como o povo brasileiro os vê, no entanto, é reflexo da herança oligárquica regionalista, de ideologias fracas, que só almejavam o poder. A vida política tardia da população também é sentida quando vemos a maneira como concebemos partidos políticos.
Pode alterar – se o quadro político através de revoluções e reformas. As revoluções são oriundas de um serie de acontecimentos, que desagradaram uma parcela da sociedade. Quando bem - sucedidas podem trazer alterações significativas, como a Revolução Americana ou a Revolução Constitucionalista de 1932; porém, há revoluções que ao final tem o mesmo resultado do inicio, como a Revolução Francesa, que ao termino tem a ditadura de Napoleão Bonaparte. Para evitar estas revoluções o governo pode realizar reformas, mas estas medidas são de caráter conservador e mediativo.
Conclusão
Por fim, importante salientar, mais uma vez, que uma revolução implica mudanças estruturais no sistema, de caráter absoluto e permanente. Também não se vê a obrigatoriedade da presença da violência num processo revolucionário, podendo haver uma mudança de regime e das relações de produção sem o derramamento de sangue pelas classes agora com uma importância maior na pirâmide social. As ações de uma revolução são vistas em praticamente todo o território nacional, atendendo sempre aos anseios