Carbeto de Silício: Aplicações, propriedades e processamento
Engenharia de Produção
Juliana Dinalli
Karla Naves Arantes
Letícia Freitas Pereira
Rodrigo Reis Leite
Carbeto de Silício: Aplicações, propriedades e processamento
Trabalho apresentado como requisito parcial para obtenção de aprovação na disciplina
Engenharia dos Materiais, no Curso de
Engenharia de Produção, na Universidade
Federal de São João Del Rei.
Profa. Roseli Marins Balestra
1
São João Del Rei, 2014
Desenvolvimento
O carbeto de silício é um cerâmico estrutural importante e que vem sendo alvo de pesquisa devido as suas características e propriedades fundamentais para fabricação e aplicação em diversos setores industriais.
Conforme Rodrigo Portavales Silva (2009), devido as suas boas propriedades tribológicas, que está relacionada ao atrito entre superfícies, resistência a altas temperaturas, baixo coeficiente de expansão térmica e excelente resistência ao choque térmico, o carbeto de silício tem sido usado em diversas aplicações estruturais.
O mesmo é utilizado como refratário, bocal de foguete, mobília de fornos para indústrias de porcelana, pós abrasivos e componentes para indústria automotiva; como por exemplo na fabricação de freios a disco de alto desempenho, trocadores de calor, entre outros.
São alguns exemplos para a qual podemos aplica-lo devido à boa combinação de suas propriedades, como altas resistências ao desgaste, choque térmico, oxidação; possuindo características especiais para trabalho em altas temperaturas, atritos, etc.
Ainda segundo ao Rodrigo Portavales Silva: “Outra importante aplicação do carbeto de silício é na fabricação de sedes de selos mecânicos”. O selo mecânico tem como finalidade selar uma interface entre um eixo de rotação e uma carcaça estacionária. Ele pode ser utilizado em equipamentos rotativos, compressores, misturadores e ventiladores industriais.
Pode ser aplicado a diversas indústrias como química, de petróleo, papel e