golpe de ariete
Nome dado ao fenômeno de vaporização de um líquido pela redução de pressão durante seu escoamento num interior de um equipamento ( Ex: bomba ou turbina hidráulica).
Com a ajuda do Teorema de Bernoulli, que um fluido escoando, ao ser acelerado, tem uma redução da pressão para que a sua energia mecânica se mantenha constante. Considere-se um fluido no estado líquido escoando com uma temperatura T0 e a uma pressão P0.
TUBO DE PITOT
É um dispositivo que mede ao mesmo tempo a pressão estática p e a pressão de estagnação p0, de forma a permitir o cálculo da velocidade do fluxo. Ele combina duas sondas, como mostra o diagrama abaixo. A pressão de estagnação é medida no ponto 2 (na ilustração, por meio da elevação de uma coluna de água). A pressão estática é medida por meio de furos na superfície exterior do tubo (não mostrados no diagrama). Assume-se que a pressão estática p não varie ao longo do instrumento. Os pontos 1 e 2 devem ficar distantes o suficiente para que o tubo não perturbe demais o fluxo. É importante lembrar que as linhas de corrente precisam ser linhas retas para que não haja alterações em p ao longo do fluxo.
Por ser baseado na equação de Bernoulli, o tubo de Pitot só funciona com fluidos incompressíveis e com viscosidade nula. É muito usado para medir a velocidade de aviões.
GOLPE DE ARIETE
O Golpe de aríete é um fenômeno comum em situações onde há escoamento transitório no interior de um conduto forçado, que é caracterizado pela dependência de suas variáveis (pressão e velocidade, ou carga e vazão) em relação ao tempo.
Em hidráulica, por golpe de aríete denominam as variações de pressão decorrentes de variações de vazão, causada por alguma tubulação, voluntária ou involuntária, que se imponha ao fluxo de líquidos em condutos, tais como operações de abertura ou fechaduras de válvulas, falhas mecânicas de dispositivos de proteção e controle, parada de turbinas hidráulicas a ainda de bombas causadas por queda de energia, no