glossário de termos técnicos
PRONATEC
CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM
GLOSSÁRIO
Termos Técnicos em Enfermagem
ALUNO: Raquel farias de lima
PROFESSORA: Esp. Keise Aparecida
DISCIPLINA: Microbiologia, Parasitologia e Imunologia
BRASÍLIA, 2014
A
Ácaro: Os ácaros, tais como as aranhas, escorpiões e carrapatos, são aracnídeos. A maioria desses animais, pertencentes à Ordem Acarina (assim como os carrapatos), são tão pequenos que só podem ser vistos com auxílio de microscópios.
Habitam diversos ambientes e substratos, podendo viver em ambientes terrestres e aquáticos – inclusive marinhos. A maioria possui hábito predador, embora haja espécies de ácaros que se alimentem de plantas, outras que se alimentam de detritos e, ainda, espécies com hábitos parasitas.
Ácaros domésticos alimentam-se de escamas de pele e, por tal motivo, se alojam em colchões, travesseiros, etc., onde os níveis de temperatura e umidade são bons e há oferta de alimentos. Assim, suas fezes se dispersam nestes ambientes e a inalação destas pode provocar alergias – sendo os principais desencadeadores destas. Além das fezes, suas carcaças também causam este mal e, por tal motivo, nas estações mais secas do ano – quando muitos indivíduos encerram seus ciclos de vida - as pessoas tendem a sofrer mais crises alérgicas.
Adenoide: Adenoide é o nome de dois pequenos conglomerados de tecido linfoide, que se localizam na rinofaringe, região situada atrás das cavidades nasais e acima do palato mole (céu da boca). Adenoide não é o nome de uma doença. Assim como as amídalas (ou tonsilas), elas são órgãos que fazem parte do sistema imunológico e produzem anticorpos. Conhecidas popularmente como carne esponjosa constituem um mecanismo de defesa contra a invasão de agentes estranhos ao organismo.
Adiposo: O tecido adiposo é formado por células do tecido conjuntivo que acumulam lipídios (gorduras) em seu interior, no citoplasma.