Glossário de termos técnicos
CURSO: GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM PETRÓLEO E GÁS
DISCIPLINA: INTRODUÇÃO A ENGENHARIA DO PETRÓLEO E GÁS.
Prof.º VICTOR VIEIRA
Mercado de trabalho e prestadores de serviço à cadeia de Petróleo e Gás
Aluno: Marcos Alexandre Carmo dos Santos
Junho de 2012
OBJETIVO:
O objetivo desta pesquisa é de explanar as probabilidades, situações de mercado e perspectivas na área de Petróleo e Gás para os próximos anos, identificando opções das áreas de atuação, empresas prestadoras de serviços e demais assuntos pertinentes a esta área, mostrando ao Aluno as várias vertentes no qual ele poderá seguir após a sua formação técnica. Vale salientar que esta pesquisa contempla os trabalhos 1 e 2 da 3ª unidade.
ABORDAGEM DO TEMA:
a) Perspectiva de Mercado
O Brasil passa por um momento de prosperidade de empregos na área de petróleo e gás devido a diversos investimentos no setor como, por exemplo, a exploração do pré-sal, ampliação da malha de dutos e unidades de produção.
Com este novo cenário econômico do país as oportunidades para o mercado estão cada vez mais em alta e os cursos de capacitação abrem portas para os profissionais que desejam atuar nessa área. A perspectiva da maior empresa do ramo hoje aqui no Brasil, Petrobrás, é a criação de mais de um milhão de postos de trabalho até 2013 em toda a cadeia. As vagas abertas incluem obras de infraestrutura para construção de refinarias e plataformas até aquisição de equipamentos e os serviços de transporte e distribuição.
Segundo a matéria publicada na Revista ISTOÉ de fevereiro de 2012, a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) informou hoje que a produção de petróleo no Brasil em 2011 foi recorde, com 768 milhões de barris de petróleo e 24 bilhões de metros cúbicos de gás natural. Isso representa um total de 919 milhões de barris de óleo equivalente (boe), com uma vazão diária média de 2,52 MMboe/d (milhões barris de óleo