Glossário de Termos Técnicos
ACRÉSCIMO – Aumento de uma construção, quer no sentido horizontal, quer no vertical.
AFASTAMENTO – A menor distancia entre duas edificações ou entre uma edificação e as linhas divisórias do lote onde ela se situa; o afastamento é frontal, lateral ou de fundos.
ÁGUAS SERVIDAS – Águas residuais ou de esgoto.
ALA – Parte da edificação que se prolonga de um ou outro lado do corpo principal. A ala, direita ou esquerda, refere-se à parte da edificação que fica a direita ou a esquerda do observador colocado de costas para fachada principal.
ALINHAMENTO – Linha projetada e locada ou indicada pela Prefeitura, para marcar o limite entre o lote do terreno e o logradouro publico.
ALPENDRE – Cobertura saliente, de uma só água, sustentada por um lado e encosta pelo outro a parede mais alta.
ALTURA DE EDIFÍCIO – Segmento vertical ao meio da fachada, compreendido entre o nível do passeio do prédio junto a fachada e a linha horizontal, que passa pelo ponto mais alto do edifício.
ALVARÁ – Documento expedido pelas autoridades municipais que autoriza a execução de obras sujeitas à fiscalização.
ANDAIME – Obra provisória, constituindo plataforma elevada, destinada a sustentar os operários e os materiais, durante a execução das obras.
APARTAMENTO – Unidade residencial em edificação em condomínio.
ÁREA ABERTA – E a área cujo perímetro é aberto em partes, sendo guarnecida pelo menos em dois dos seus lados por paredes do edifício.
ÁREA BRUTA – É a área resultante da soma de áreas úteis com as áreas das seções horizontais das paredes. ÁREA BRUTA DO PAVIMENTO – É a soma da área útil do pavimento com as áreas das seções horizontais das paredes.
ÁREA COMUM – Área que se estende por mais de um lote, podendo ser fechada ou aberta, bem como murada nas divisas do lote.
ÁREA EDIFICADA – Área do terreno ocupada pela edificação.
ÁREA GLOBAL E CONSTRUÇÃO – É a soma das áreas construídas de todos os pavimentos.
AVERBAÇÃO - Anotação feita pela