Glossário de histologia
Contração excêntrica: Alongamento do músculo oposto ao que se contrai. Caracterizam-se principalmente pelo encurtamento do músculo com tensão constante ao levantar uma carga. Dividem-se em dois subtipos: as contrações concêntricas e as contrações excêntricas. As contrações isotônicas concêntricas são aquelas onde as extremidades aproximadas. Já com a contração isotônica excêntrica fenômeno oposto ocorre, ou seja, a resistência ao músculo (peso) supera a força muscular e as extremidades do músculo são afastadas. Na rosca direta este tipo de contração fica caracterizado quando o peso levantado volta a sua posição inicial, fazendo com que as extremidades do bíceps braquial sejam afastadas.
Contração isométrica: Não encurta nem alonga mantém o mesmo comprimento muscular, mas com uma tensão maior do que o tônus muscular, neste tipo de contração o músculo produz força sem alteração macroscópica no ângulo da articulação, ou seja, não há mudança no comprimento do músculo. A sua aplicação se dá contra uma resistência (peso) irremovível como, por exemplo, uma parede, e sua finalidade normalmente são de manutenção da postura e estabilização das articulações.
Creatina Cinase: Melhor indicador de ruptura na estrutura da célula muscular, pois se localiza no tecido muscular esquelético e cardíaco.
Desmina: Na maioria das células neoplásicas indica co-expressão de um filamento intermediário de células musculares.
Dinamómetro: Chama-se dinamómetro ou dinamômetro (ou abreviadamente dyno) a um aparelho destinado a medir a rotação (rpm) e o binário produzidos por um motor. O aparelho faz um gráfico do binário e potência em função da rotação.
Endomisio: É uma camada de tecido conjuntivo que encobre uma fibra muscular e é composta principalmente de fibras reticulares, também conhecidas como uma bainha delicada de tecido conjuntivo que envolve cada fibra muscular.
Espasmos Musculares: É por definição uma contração súbita e involuntária de um músculo ou de um