Globo
2. Departamentalização por negócio(produto/serviço). Neste caso, o agrupamento é feito de acordo com as atividades inerentes a cada um dos produtos ou serviços da empresa. É um processo de evolução, pois normalmente as empresas que o estão adotando achavam-se estruturadas pelo critério de funções, critério este capaz de criar problemas nos níveis superiores hierárquicos.
Com o crescimento das empresas, seus executivos de produção, vendas e outros departamentos esbarravam numa inflexibilidade crescente, tornando o cargo administrativo por demais complexo. Por causa desses entraves, criou-se a departamentalização por produtos ou serviços, com a finalidade de agrupar nas grandes unidades as pessoas que se dedicavam à fabricação ou comercialização de determinado produto.
Suas principais contribuições são: facilita a coordenação das atividades de determinado produto; propicia a alocação de capital especializado para cada um dos grupos de produtos; pode-se exigir dos chefes de produção responsabilidade perante o lucro, uma vez que eles são os responsáveis pelas vendas, produção, serviços etc.
ORGANOGRAMAS: IREI FAZER NO VISIO UM BONITINHO
3) Como toda empresa de grande porte, o grupo deve responder e tentar influenciar as variáveis que interferem em seu ritmo de eficiência. Em relação às variáveis ambientais internas, podemos citar:
- Tamanho da organização
- Dificuldade no controle
- Processos