A evolução da psicologia
Este trabalho relata um pouco sobre a história da psicologia, seus primeiros fundadores desde os filósofos a.C que foram colaboradores da psicologia até se tornar de fato uma ciência.
A EVOLUÇÃO DA PSICOLOGIA
Toda e qualquer produção humana tem por trás de si a contribuição de inúmeros homens,por trás de qualquer produção material ou espiritual, existe a História.
Compreender, em profundidade, algo que compõe o nosso mundo significa recuperar sua história. No caso da Psicologia, a história tem por volta de dois milênios. Esse tempo refere-se à Psicologia no Ocidente, que começa entre os gregos, no período anterior à era cristã.
A PSICOLOGIA ENTRE OS GREGOS: OS PRIMÓRDIOS
A história do pensamento humano tem um momento áureo na Antiguidade, entre os gregos, particularmente no período de 700 a.C. até a dominação romana, às vésperas da era cristã.
É entre os filósofos gregos que surge a primeira tentativa de sistematizar uma Psicologia. O próprio termo psicologia vem do grego psyché, que significa alma,e de logos, que significa razão.
Portanto, 2 300 anos antes do advento da Psicologia científica, que os gregos já haviam formulado duas “teorias”: a platônica, que postulava a imortalidade da alma e a concebia separada do corpo, e a aristotélica, que afirmava a mortalidade da alma e a sua relação de pertencimento ao corpo.
A PSICOLOGIA NOIMPÉRIO ROMANO E NA IDADE MÉDIA
Às vésperas da era cristã, surge um novo império que iria dominara Grécia, parte da Europa e do Oriente Médio: o Império Romano. Uma das principais características desse período é o aparecimento e desenvolvimento do cristianismo — uma força religiosa que passa a força política dominante. E falar de Psicologia nesse período é relacioná-la ao conhecimento religioso, já que, ao lado do poder econômico e político, a Igreja Católica também monopolizava o saber e, conseqüentemente, o estudo do psiquismo.
Nesse sentido,