Globalizção
O reflexo da globalização no hábito alimentar da população brasileira é o foco principal deste artigo que procurou abordar vários aspectos que influenciou a mudança do perfil alimentar dos brasileiros.
A alimentação está presente na vida do homem e exerce influências marcantes na sobrevivência, no desempenho da vida e na conservação da espécie humana. Alimento é um dos requerimentos básicos para a existência de um povo, e a aquisição desta comida desempenha um papel importante na formação de qualquer cultura.
O homem começará sua alimentação pelos frutos e raízes sob a imitação animal. Depois passará a carne crua , moluscos em natura e depois aprenderá a assar e cozinhar.
A cultura alimentar no Brasil é bem peculiar, sendo que nosso hábito alimentar é formado a partir de três povos distintos:herança alimentar dos índios, dos africanos e dos portugueses. Na cultura alimentar Brasileira, a alimentação é mais voltada para o prazer de comer do que para o valor nutritivo do alimento.
A quebra de um hábito dar-se á mediante uma evolução nas informações transmitidas para que as pessoas façam uma tomada de decisão. Desde a metade do século passado o mundo sofre uma série de transformações entre as quais, as mais perceptíveis foram os fenômenos de urbanização e globalização. O fenômeno da Globalização e industrialização atua como fator determinante na modificação dos hábitos alimentares, gerando transformações no estilo de vida de praticamente toda a população mundial. A alimentação de hoje é profundamente diferente dos nossos antepassados que viviam em contato com a natureza, alimentado-se de tudo que ela lhes oferecia, animais abatidos, carnes, frutas, gramíneas, folhas, raízes etc.
Os aspectos ligados pela urbanização no Brasil, quais sejam a grande velocidade deste processo, bem como a procura pelas grandes cidades, propiciaram mudanças profundas na alimentação de grande parte da população Brasileira.