Ensaio-Globalizção
1203 palavras
5 páginas
CURSOSERVIÇO SOCIAL
UNIDADE CURRICULAR
Sociologia da Mudança Social
1º Ano / 2º Semestre
Ana Rita
Ensaio
Globalização
Introdução
Neste ensaio, solicitado pela professora Maria João Guardado Moreira, na disciplina de Sociologia da Mudança Social, pretende-se dar conta de várias perspectivas sobre o fenómeno da Globalização, a partir dos textos de Pedro Hespanha e Aida Ferreira, apresentando também a visão, dos Anthony Giddens e Stephen Castles.
Ensaio da Globalização
Segundo, Pedro Hespanha a globalização está a provocar um desgaste das estruturas internas nas sociedades atuais, mas este fenómeno também está a causar marginalização e exclusão nas populações.
Um dos processos que está ligado à globalização é a diferenciação social, que permite esclarecer os fenómenos das desigualdades, marginalização de algumas camadas e destruição das solidariedades sociais, visíveis nas sociedades presentes, visto que há uma despromoção dos grupos sociais mais débeis, ou seja, situados na base, e uma promoção dos mais fortes que estão situados no topo.
Para este autor a globalização provoca um efeito de individualização e fragmentação da vida social, sendo aspectos de mudança que têm ocorrido no quotidiano e nas instituições, onde as sociedades estão assentes. Tem-se assistido a uma crescente desqualificação do emprego globalizado, isto é, o emprego direto está a ser substituído para formas de emprego indirecto, tais como contratos de prestação de serviços, subcontratações, franchising, entre outros, mas também os empregos qualificados estão a perder valor em relação aos empregos não qualificados, este novo modelo de emprego global “representa um agravamento do risco social e da exclusão”.
Cada vez mais, principalmente nos países ricos as pessoas são caracterizadas por possuir uma vida própria. Segundo Beck e Beck-Gernsheim, (2002: 23), citado por Pedro Hespanha “Qualquer tentativa de criar um novo sentido coesão social tem de partir do