Globalização
Até no final dos anos 80, as organizações contavam com um mercado pouco competitivo e não precisavam investir muito com inovações, assim estavam ficando cada vez mais antiquados. Em meio esse processo de globalização, houve grandes mudanças como o surgimento da empresa global, aumento da competitividade, formação de blocos econômicos e criação de organizações internacionais.
A empresa global é empresas de pequeno e médio porte com vocação para fazer negócios internacionais. É o caso, por exemplo, de uma empresa francesa de capital suíço, maquinário coreano, fabricação chinesa, marketing italiano, sócios capitalistas na Polônia, no Marrocos e no México e que vende seus produtos para os Estados Unidos (RIBEIRO, 2003).
O aumento da competitividade ocorreu devido ao processo de globalização, com parcerias entre empresas para aumentar sua lucratividade, produtividade, para facilitar o acesso a mercados estrangeiros e vender seus produtos por um preço mais baixo, formando assim alianças estratégicas. Com a presença da competitividade os consumidores se tornaram ainda mais exigentes com os produtos e serviços, gerando a necessidade de preparar melhor os profissionais com treinamentos e especialização.
“Como alavanca para o desenvolvimento de vários países, a globalização acabou por viabilizar uma maior variedade, concorrência