Globalização
A globalização é um processo social que promove mudanças na estrutura política e econômica da sociedade. Economicamente a globalização significa a integração mundial dos mercados. Do ponto de vista do consumidor a globalização pode significar conforto e interesse econômico num primeiro momento, pois permite o acesso a produtos com preço e qualidades diferentes. Mas do ponto de vista social ela acaba sendo cada vez menos inclusiva, pois ela polariza a distribuição de renda, riqueza e emprego para alguns países específicos.
A globalização se tornou mais rápida e abrangente, graças à revolução das telecomunicações que proporciona uma troca de informações mais rápida e eficiente entre os mais distantes países.
Podemos definir a globalização como a internacionalização econômica, social, cultural e política. Graças à globalização ocorrem situações como a criação de blocos econômicos, como por exemplo, o NAFTA, MERCOSUL e a União Europeia, ocorrem também mais competitividade nos preços, maior oferta de produtos e mais benefícios para o consumidor.
Tempos Modernos
A globalização teve inicio com o Tratado Geral de Tarifas e Comércio (GATT), em 1947. Hoje as relações comerciais são controladas pela Organização Mundial do Comercio (OMC), que substituiu o tratado.
Fatos da Globalização
A mobilidade confere à economia financeira lastro maior do que a que cabe à economia produtiva, e não há instituições internacionais capazes de regular a ação das empresas globais. O estado fica desconfortável, pois não controla a produção, nem o câmbio, nem o fluxo de capitais, embora ainda permaneça responsável pela segurança, pela educação e pela ordem pública.
Consequentemente, seu controle sobre a política econômica interna está diminuindo. Tomemos o exemplo mexicano do final de 1994: assim que o governo desvalorizou o peso em relação ao dólar, os investidores sacaram vários bilhões aplicados no país, que precisou ser socorrido pelo FMI e