globalização
Como vimos na Unidade I, o desenvolvimento da economia e da tecnologia levou ao florescimento da indústria em alguns países. O exemplo mais relevante disso foi a Inglaterra, pioneira da Revolução Industrial. Na Inglaterra, o mercantilismo criou as bases econômicas que mais tarde trariam a industrialização, processo que teve início no séc. XVIII.
Este primeiro movimento de globalização trouxe implicações culturais importantes. O colonialismo, inerente ao mercantilismo, fez com que Portugal e Espanha tivessem uma relação bastante complexa com os lugares e povos colonizados. Por exemplo, elementos como o idioma, hábitos e outras características culturais foram transferidas aos colonizados. Isto, por exemplo, influenciou fortemente a formação dos países latino-americanos, como o Brasil. O mesmo pode ser dito da Inglaterra e de sua principal ex-colônia, os EUA.
Mesmo que hoje muitos não vejam os séculos anteriores ao séc. XX como exemplos de globalização, é evidente que aquele período foi marcado por diversos fenômenos que hoje podemos reconhecer como