Globalização
A globalização é um dos processos de aprofundamento da integração, interação e interligação econômica, social, cultural e política em nível planetário, que é impulsionado pelo crescimento dos principais centros da sociedade moderna e pelo barateamento dos meios de transporte e comunicação dos países, principalmente por meio de satélites, telefonia e informática, como, por exemplo, a internet, que possibilitam a relação rápida e eficaz entre os governos e as pessoas do mundo todo.
Então, através deste processo, as pessoas, os governos e as empresas trocam ideias e bens de consumo, realizam transações financeiras e comerciais, além de espalharem diversos aspectos culturais pelos quatro cantos do planeta.
É difícil definir ao certo quando a globalização se iniciou, pois ainda há uma longa discussão e análise dos processos históricos para estabelecer o começo dessa fase na história do homem. No entanto, a globalização e o capitalismo são termos muito próximos, visto que o processo de globalização teve o seu auge principalmente com os diversos avanços tecnológicos criados graças ao capitalismo, que proporcionaram melhorias no meio de comunicação, e que há uma dependência entre um e outro para existirem. Podemos dizer, portanto, que o início da Globalização desenvolveu-se no o período das grandes navegações, em que novas rotas para as Índias em busca de especiarias foram definidas, além da descoberta de novos territórios, entre eles, o Brasil. Com isso, além de uma maior expressão para o mercado mundial, houve também os novos fluxos migratórios tanto para a exploração quanto para o povoamento das novas colônias. Assim, foram observados os primeiros traços de transformação e interação cultural entre os diferentes povos.
Divisão da globalização
Primeira datando do início da formação do Capitalismo Comercial e do crescimento do mercantilismo. A primeira fase da Globalização seria a mais longa, entre a metade do século XV até meados do