Globalização
FACULDADE DE PEDAGOGIA
Colocar o seu nome
GLOBALIZAÇÃO: OS GÊNEROS DISCURSIVOS NA SOCIEDADE.
Juiz de Fora
2012
1. INTRODUÇÃO
O tema proposto para esse trabalho é GLOBALIZAÇÃO, cujo objetivo é compreender a importância dos gêneros textuais no mundo em que vivemos, pois como vimos, a globalização é um processo de integração e interação entre as pessoas ou até países. Porém para que isso se dê de forma efetiva, nossos alunos devem entender os vários tipos de textos que existem na nossa sociedade, para assim, não ficarem a parte desse processo.
Diante disso, acredito que a escola deva preconizar o ensino dos gêneros discursivos na escola, porém isso deve ser feito pautado no ensino da leitura, da produção escrita e da análise lingüística. Essa prática favorece o exercício da interação das crianças com outras pessoas que fazem parte de suas relações sociais e amplia sua participação social dentro de uma sociedade letrada.
Em relação a essa questão, Bakhtin (1997) nos diz que os gêneros textuais são formas relativamente estáveis de enunciados que se definem por aspectos relacionados ao conteúdo, à composição estrutural e aos traços lingüísticos, extremamente ligados aos contextos (condições e finalidades) nos quais estão inseridos. É por esta dependência com relação ao contexto que eles são historicamente variáveis.
Como já propõe os Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN (BRSIL, 1998) para o ensino de língua portuguesa, fundamentado, em parte, na teoria dos gêneros discursivos de Bakhtin (1992), o ensino da língua portuguesa deve partir dos gêneros textuais, pois estes se constituem na forma como a língua se organiza nas inúmeras situações de comunicação que vivemos no dia-a-dia. Gênero textual é um nome que se dá às diferentes formas de linguagem que circulam socialmente, sejam mais formais ou mais informais. Por serem instrumentos de comunicação indispensáveis, todas as pessoas usam gêneros pra se