Globalização
A globalização é um dos aspesctos mais importantes da nova ordem mundial. Esse termo surgiu para se referir a um novo e mais avançado estagio da dependencia de todos os povos e economia dos mesmos. Mas o processo não é novo, ele surgiu desde a expanção capitalista iniciada no século XV.
Não é somente na economia que vem ocorrendo a globalização, mas tambem também na cultura. Hoje em dia usamos tudo mais “americanizado” palavras, roupas, celulares e até comida.
Nos meios de transportes e de comunicações, houve um enorme desenvolvimento. Dois importantes simbolos da globalização são a Internet e o sistema financeiro internacional (complas e vemdas de ações de empresas multinacionais).
A globalização esta associada a uma aceleração do tempo e a um encolhimento do espaço. Por isso que dizemos que tudo esta mais acelerado.
Um aspecto da globalização é a expansão das multinacionais, antigamente existiam poucas empresas importantes para todo o mundo, e eram principalmente estadunidesenses (GM, Ford, ITT, Exxon, etc). Nos anos de 1970 vimos muitas empresas europeias e japonesas (Fiat, Nestlé, Renault, Volkswagen, Sony, Mitsubish, Toyota, etc). Hoje em dia podemos ver algumas empresas do Sul (Samsung, LG, Hyunday, Banco do Brasil, Rede Globo, Petrobras, etc).
Outro aspecto importante é a formação de mercados entre nações, ou também conhecidos como megablocos. Eles têm a principal caracteristica da globalizalção. Os maiores megablocos são o Nafta, União Europeia, Apec, Mercosul, CEI, Pacto de Visedrad, CEA, Comesa.
O Nafta (North American Free Trade Agreement) é composto pelo Canadá, Estados Unidos e México. Foi fundado em 1993.
A União Europeia foi fundada em 1950 como Mercado Comum Europeu (MCE), ela foi a primeira associação a existir. É constituída por 27 países: Alemanha, França, Espanha, Portugal, Itália, Bélgica, Holanda, Reino Unido, Irlanda, Áustria, Finlândia, Suécia, Chipre, Eslováquia, Eslovênia, Estônia, Hungria, Letônia, Lituânia,