globalização
Braudel, Fernand - Civilização material, economia e capitalismo: séculos XV-XVIII- Editora Martins Fontes, São Paulo, 1996, 3 vols.
Carrion, Raul K.M., Vizentini, Paulo G. - Globalização, neoliberalismo, privatizações, Editora da Universidade, UFRGS, Porto Alegre, 1997
Chaunu, Pierre - Conquista y explotación de los nuevos mundos - Editorial labor, Barcelona, 1973
Herkscher, Eli F. - La epoca mercantilista - Fondo de Cultura Económica, Mexico, 1943
Kennedy, Paul - Preparando para o século XXI - Editora Campus, Rio de Janeiro, 1993
Mauro, Frédéric - La expansión europea ( 1600-1870) - Editorial Labor, Barcelona, 1968
Wallerstein, Immanuel - El sistema mundial, Siglo XXI editores, México, 1984, vol I e II
Globalização
Contatos comerciais, Políticos, culturais, financeiros e tecnológicos em nível global.
Globalização é um processo econômico e social que estabelece integração entre todos os países e pessoas do mundo. Assim governos e pessoas realizam transações financeiras e comercias, junto há aspectos culturais pelo mundo todo.
O conceito de globalização esta ligado com criações de redes de conexões, que deixa a distância mais curtas, facilitando as relações econômicas.
O processo de globalização surgiu para atender ao capitalismo e, principalmente, os países desenvolvidos; de modo que pudessem buscar novos mercados, tendo em vista que o consumo interno encontrava-se saturado.
Antes de ter início á primeira fase da globalização, os Continentes encontravam-se separados por intransponíveis extensões acidentadas de terra e de águas, de oceanos e mares, que faziam com que a maioria dos povos e das culturas soubessem da existência uma das outras apenas por meio de lendas, com a do Preste João, ou imprecisos e imaginários relatos de viajantes, como o de Marco Polo. Cada povo viva isolado dos demais, cada cultura era auto suficiente. Nascia, vivia e morria no mesmo lugar, sem tomar conhecimento da