Tendências Tecnológicas
O que é? Informática na Educação “ A utilização de ferramentas que não substituem o método atual, mas, sim, auxiliam o desenvolvimento das atividades educacionais através do intercâmbio de informações e do estímulo à consciência crítica, de forma mais ágil, concreta e agradável para o aluno, em que o conhecimento não é mais unidirecional, somente do professor, mas vem de várias direções entre os próprios alunos.”
Segundo MEC: “é a integração do computador no processo de aprendizagem dos conteúdos curriculares de todos os níveis e modalidades de educação”
Novo Processo de Ensino-Aprendizagem , uso de tecnologias computacionais como uma nova mídia educacional o computador é utilizado como ferramenta :
Educacional;
De Complementação;
De Aperfeiçoamento;
De possível mudança na qualidade de ensino.
HISTÓRICO
* Década de 50: primeiras experiências com a informática no contexto educacional, Resoluções de problemas em cursos de pós-graduação e como máquina de ensinar, dando ênfase em armazenamento de informações e transmissão ao aprendiz.
* Década de 70: No Brasil, início das experiências com o uso da informática, também nas universidades.
* Início da década de 80: a UNICAMP, experimentos com a linguagem de programação LOGO, restrito às universidades e laboratórios de pesquisa.
* 1997: implantação do PROINFO – Programa Nacional de Informática na Educação, programa educacional criado pela Portaria nº 522, pelo Ministério da Educação, para promover o uso pedagógico da informática na rede pública de ensino fundamental e médio.
* 1999: implantação do PROINESP – Projeto de Informática na Educação Especial, objetivo de estender aos alunos com necessidades especiais o acesso às novas oportunidades educacionais.
Requisitos para a integração da Informática no Processo Ensino-Aprendizagem
* Disponibilidade de um computador; *Seleção de um software educativo compatível com o contexto de ensino;
*