Globalização
A globalização é um dos processos de aprofundamento internacional da integração econômica, social, cultural, política,1 2 que teria sido impulsionado pelo barateamento dos meios de transporte e comunicação dos países no final do século XX e início do século XXI.3
Embora vários estudiosos situem a origem da globalização em tempos modernos, outros traçam a sua história muito antes da era das descobertas e viagens ao Novo Mundo pelos europeus. Alguns até mesmo traçam as origens ao terceiro milênio A.C.4 5 No final do século XIX e início do século XX, a conexão das economias e culturas do mundo cresceu muito rapidamente.
O termo globalização tem estado em uso crescente desde meados da década de 1980 e, especialmente, a partir de meados da década de 1990.6 Em 2000, o Fundo Monetário Internacional(FMI) identificou quatro aspectos básicos da globalização: comércio e transações financeiras, movimentos de capital e de investimento, migração e movimento de pessoas e a disseminação deconhecimento.7 Além disso, os desafios ambientais, como a mudança climática, poluição do ar e excesso de pesca do oceano estão ligadas à globalização.8
REGIONALIZAÇÃO
Divisão de um espaço geográfico em regiões. O termo região, num sentido estrito, refere-se a determinadas áreas que se individualizam dentro de um território nacional.
Existem inúmeras divisões do espaço geográfico mundial, porém predominam duas formas de regionalização no mundo. Uma é a compartimentação do globo em critérios naturais. A segunda forma de classificação toma como ponto de partida a sociedade.
* Classificação natural: Trata-se de uma divisão que resulta da história natural do nosso planeta, faz referência a geologia da Terra.
* Classificação de acordo com a sociedade: É uma divisão do espaço mundial, baseada em elementos político-econômicos. O homem é visto como agente principal que ocupa e transforma seu meio natural em espaço geográfico.