globalização
Ana Moita nº 1
Maria Orada nº3
Rita Bicho nº9
Globalização / Mundialização
Os fenómenos da actualização são dominados pela mundialização e globalização, consequências e causas de múltiplas mudanças, directa ou indirectamente relacionadas com a questão de desenvolvimento.
Mundialização:
A mundialização designa a integração crescente das diferentes partes do mundo sob o efeito da aceleração das trocas do desenvolvimento das novas tecnologias da informação e da comunicação, dos meios de transporte, etc.
Mas a mundialização é igualmente um conceito que traduz mudanças de todo tipo (inovações, criações, distribuições, aculturações…) provocadas por essa troca generalizada no conjunto da humanidade. Com efeito, os fenómenos da mundialização em curso são acompanhados de turbulências e de recomposições de regiões, países camadas sociais e profissionais.
A mundialização e globalização são frequentemente conceitos utilizados como sinónimos. Todavia, podemos referir a mundialização sobretudo como um processo de evolução da economia com profundas repercussões sociais, traduzidas essencialmente no crescimento das exportações de capitais e na divisão internacional do trabalho, a qual assume actualmente a forma de deslocalização das unidades de produção e que abrange quase todos os países do mundo.
Globalização:
A globalização traduz a estratégia destinada a uniformizar os aspectos da actividade económica á escala mundial, conduzindo a integração económica e tecnológica dos países. A globalização é, em grande parte, devida à revolução das tecnologias da informação e comunicação.
Após a II Guerra mundial, começaram a surgir os produtos que tornaram possível a revolução da informação: BBC Internacional, Voz da América, TV Nacionais, seguidos da TV satélite, Eurovisão, vídeo, software, Internet.
O exemplo da Internet, que na sua origem era encarada como um instrumento de comunicação e de informação, transformou-se