Globalização
Deste modo, alguns fatores contribuem para que este processo ocorra: a) competição entre concorrentes; b) mercados demandando qualidade e novas necessidades; c) mudança tecnológica; d) políticas governamentais ou infraestrutura do país onde se pretende localizar.
A empresa global atinge áreas de influência, como exploração de relacionamento potencial de parcerias com terceiros, ou dando apoio aos esforços de um fornecedor para entrar num mercado de pouca identificação com a empresa, mas que pode ter uma importância estratégica mais tarde. Preocupa-se com as situações e relacionamentos que podem ser alavancados para criar uma vantagem global, exigindo, para isto, que os funcionários vejam os negócios como um processo de partes que influenciam para chegar a um resultado desejado.
As empresas multinacionais operam em vários locais para gerar faturamento, ter acesso a matérias-primas ou distribuir seus produtos, encarando as ações empresariais como um fluxo input-processo-output. Os executivos destas descrevem medidas de desempenhos geográficos como sendo o nível e natureza do patrimônio do investimento físico em cada país, não havendo preocupação em conhecer como a empresa é ou age dentro do ambiente no qual está inserida.
As empresas, independente de seus tamanhos, estão percebendo que novas oportunidades surgem com a ampliação da carteira de clientes que compram bens e serviços em todo mundo baseados em informações concisas e objetivas de desempenho do produto e serviço.
Surgem, pois, os clientes globais. Esses podem ser