Globalização
Em face desse contexto, a criação contínua de novos conhecimentos passou a tornar-se fundamental para a sustentabilidade competitiva das organizações, visto que estas se diferenciam no mercado pelo o que sabem.
O desenvolvimento da tecnologia da informação junto a este quadro tem possibilitado às organizações dentre outros benefícios, a execução de novas práticas e relações no trabalho, ampliando o conhecimento individual em nível organizacional.
Para Drucker (1994) o conhecimento se combinado com as novas tecnologias, assim como o talento dos trabalhadores envolvidos nos processos, pode impulsionar e adicionar valor aos produtos e aos serviços.
Este artigo busca analisar o uso dos portais corporativos pelas organizações como plataforma de apoio no processo de criação de conhecimento organizacional, utilizando-se como base a Teoria de criação do conhecimento organizacional proposta por Nonaka e Takeuchi (1997). Embora diversas pesquisas tenham sido realizadas sobre o tema criação de conhecimento organizacional, na literatura corrente há poucos estudos que tratam especificamente da tecnologia dos portais corporativos como plataforma central no apoio ao processo de criação de conhecimento organizacional.
Em relação à metodologia, trata-se de um artigo de caráter exploratório e natureza qualitativa, realizado por meio de levantamento bibliográfico, pautado na literatura científica das áreas de Ciências Exatas e